BENEFÍCIOS DA PRATICA DA MODALIDADE KARATÊ PARA CRIANÇAS DE 07 A 11 ANOS

Artigo Acadêmico publicado pela FACIDER Revista Cientifica em 2016 uma pesquisa na qual destacou os benefícios da prática do Karatê para crianças de 07 a 11 anos. 

A pesquisa destacou que o Karatê poderia ser utilizado como uma ferramente de auxilio no desenvolvimento das habilidades motoras. Verificou ainda que os movimentos realizados durante as aulas, apresentam bons elementos para o desenvolvimento físico de seus praticantes. 

Para a análise foi observado a atuação direta com os alunos de uma escola pública da Zona Sul de Porto Velho - RO, praticantes de karatê que estudam no Ensino Fundamental I, foi realizada uma seleção onde foram separados dois grupos de alunos, os que tinham uma vivência no Karatê e outro grupo que não tinham a vivencia no karatê dentro das aulas de Educação Física na unidade escolar. 

Dentro dos resultados obtidos, verificou-se dentro do aspecto motor, o desenvolvimento da lateralidade, o equilíbrio, tempo e espaço, bem como da noção de corpo. 

A conclusão da matéria destaca que:

O aprendizado da modalidade de Karatê pode ser altamente benéfico tanto no sentido do aspecto motor quanto no cognitivo e social desde que ensinado de maneira correta respeitando as fases de desenvolvimento e as individualidades de cada aluno, desta forma ajudará com que as crianças tenham um melhor desenvolvimento motor. Sendo assim, colocamos a modalidade Karatê como uma ferramenta de auxílio indispensável no desenvolvimento das habilidades motoras das crianças, onde, devido aos movimentos combinados que são executados durante os treinamentos, faz com que os praticantes se destaquem no momento das comparações das habilidades motoras desenvolvidas com os não praticantes. Desta forma fica a sugestão de inserir no cotidiano a modalidade de Karatê não necessariamente na prática, mas que os professores de Educação Física mesmo aqueles que não possuem o conhecimento específico de nenhuma modalidade de luta, busquem entender um pouco mais sobre a prática e a filosofia desta arte marcial dentro de uma metodologia educacional.
Para saber ler o trabalho completo acesso o link e veja a matéria completa.

Imagem ilustrativa 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III Karatê Fight Championshiop - Paudalho 2019.